Você sabe como escolher o box de banheiro ideal para sua casa? Toda obra ou reforma deve ser realizada com planejamento e a do banheiro não poderia ser diferente, afinal, é necessário identificar as características físicas desse espaço (como largura, comprimento, altura do pé direito, tipos de revestimento), assim como as características de uso (é um banheiro infantil; para idoso; que vai ser usado como sauna, etc).

Sendo assim, para identificar qual o tipo de box de banheiro é o mais adequado para sua casa, faz-se necessário compreender as demandas de uso desse espaço e as características técnicas e funcionais de cada tipo de box. Para te ajudar nesta tarefa preparamos um conteúdo completo! Acompanhe o artigo e descubra como ter o banheiro dos seus sonhos. 

Primeiro passo: identifique as necessidades de uso do seu banheiro

Ao reformar o banheiro, o primeiro passo a ser seguido é identificar as necessidades de uso desse espaço. Esse banheiro será utilizado por um casal recém casado ou por uma família com muitos filhos? Já as necessidades de locomoção de um idoso, por exemplo, é diferente das necessidades de uma criança de sete anos de idade. Sendo assim, evite que a reforma precise ser refeita, planejando todas as adequações necessárias!

Para facilitar esse processo, crie uma lista com todos os moradores da casa e suas características pessoais, como idade, altura, peso e demandas de uso nesse espaço. Ter essas informações de forma clara e objetiva vai auxiliar com a tomada de decisão em diversas circunstâncias, como ao definir a melhor altura para o puxador da porta do box de banheiro e a abertura mínima necessária dessa porta, para que os moradores entrem no box com conforto.

Um banheiro que é utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo, talvez demande um material com menos transparência para o box de banheiro, possibilitando um uso coletivo mais confortável para todos. Já para utilizar o box como uma sauna é necessário optar por uma porta de box de banheiro que vede todo o espaço, do piso ao teto, por exemplo.

Após estar ciente das demandas de uso do banheiro, é necessário também definir o estilo decorativo do mesmo, o que vai influenciar diretamente na escolha de todos os acabamentos de espaço. Para um estilo industrial, uma ferragem de box de banheiro preta e fosca pode ser o ideal. Para um estilo mais clássico, as ferragens em dourado podem ser uma boa opção. Crie uma unidade visual para o seu banheiro, definindo o estilo decorativo a ser seguido.

Veja alguns estilos decorativos mais comuns e suas características:

Estilo Clássico: é um estilo decorativo que nunca sai de moda, remetendo à arquitetura greco-romana. A paleta de cores é ampla e neutra, contando com diversas tonalidades suaves, que tende mais para o nude. Os revestimentos remetem à nobreza e por isso as ferragens do box de banheiro podem ser douradas ou cobreadas.

Estilo Industrial: esse estilo surgiu na década de 1950, em Nova Iorque, quando galpões começaram a ser utilizados como residência. Dessa forma, valoriza a exposição dos itens construtivo do espaço, como tubulações aparentes, parede de tijolo aparente, revestimento que remete ao cimento queimado e concreto. Em termos de ferragem para box de banheiro, os acabamentos prateados ou preto podem ser uma boa solução.

Estilo Rústico: esse estilo é mais ligado à natureza, sendo inspirado em casas de campo, fazendas, sítios. Materiais como madeira ou que imitam a textura da madeira são muito utilizados. Para a ferragem do box de banheiro, escolha um acabamento mais fosco.

Definida essa primeira etapa de planejamento, veja a seguir as características mais técnicas do box de banheiro.

Formatos e modelos mais comuns para box de banheiro

O banheiro deve ser um ambiente de aconchego, conforto, tranquilidade e bem-estar. Uma das melhores sensações é chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e poder desfrutar de um bom banho quente, em um banheiro bem estruturado e com uma decoração inspiradora. Sem dúvidas, o banheiro é um dos principais espaços da casa em termos de reposição de energia.

A escolha do modelo do box de banheiro é importante para tornar esse espaço mais funcional e está diretamente ligada ao tamanho, dimensionamento e ao layout desse espaço. Conheça, a seguir, os modelos mais comuns para sua reforma!

Box de correr:

Modelo de box de banheiro utilizado quando a área de banho é delimitada por uma linha reta. Esse tipo apresenta pelo menos duas folhas, sendo uma fixa e a outra móvel por meio de um sistema de roldanas. Modelo utilizado também para economizar espaço, já que não precisa de área livre para abertura de porta.

Box em L ou de canto:

Modelo de box de banheiro comum para áreas de encontro entre duas paredes, sendo uma boa solução para espaços pequenos e uma variação do modelo de correr. Apresenta pelo menos duas folhas fixas e duas folhas móveis, sendo instalado em um ângulo de 90° com as paredes e entre as folhas móveis.

Box de abrir:

Para optar por esse modelo de box de banheiro é necessário que o espaço interno, ou externo, do box apresente a profundidade necessária para abertura da porta, com pelo menos uma folha fixa e uma folha móvel. Para banheiros pequenos, a abertura da porta é voltada para dentro do box, evitando assim a necessidade de deixar um espaço livre externo apenas para a abertura.

Box sanfonado, articulado:

Modelo ideal para box de banheiro cujo vão de entrada é menor que um metro de comprimento, uma vez que as folhas da porta são articuladas. O grande diferencial desse modelo é a ampla abertura da porta, gerando um ganho enorme de espaço para entrar e sair do box.

A quantidade de folhas fixas vai depender do tamanho do espaço, podendo ser apenas duas folhas articuladas, duas articuladas e uma fixa, quatro articuladas com abertura central (duas folhas articuladas de cada lado), dependendo do que for especificado no projeto de decoração. O modelo de dobradiça escolhido é essencial para se ter um resultado visual mais leves.

Box com divisória:

Modelo de box de banheiro muito empregado em projetos modernos, sendo comum o uso de um cobogó para delimitar a área de banho das demais áreas. Uma vez que não apresenta porta, é uma solução prática para economizar espaço. Pode ser utilizado também apenas como elemento decorativo para criar um charme a mais em banheiros grandes, amplos.

Box para banheira:

Esse modelo de box de banheiro é ideal para proteger a área de banho que é conjugada com a banheira. É comum que esse box seja inserido na própria borda da banheira, otimizando o espaço do banheiro.

Box do teto ao chão:

A altura recomendada para o box é de 1,90m, mas essa especificação pode variar de acordo com o objetivo de uso desse espaço. Esse modelo de box de banheiro é ideal para quem deseja um efeito sauna durante o banho.

Mas é importante estar atento ao fato de que o box é uma área quente e úmida, sendo imprescindível a presença de uma janela dentro desse espaço. A circulação do vapor gerado é fundamental para a boa manutenção do revestimento de pisos e paredes.

Box em formato de cubo:

Esse tipo de box de banheiro pode ser empregado em banheiros espaços e amplos, não contando com o apoio das paredes para limitar o espaço. É um modelo menos comum e que geralmente utiliza o conceito de sala de banho, presente em projetos mais sofisticados.

Esse modelo de box pode ser considerado uma verdadeira obra de arte, modificando as formas tradicionais de interação com o espaço de banho.

Agora, descubra os materiais mais comuns para o box 

Box de banheiro

A escolha do material para o box de banheiro vai depender do orçamento disponível para a reforma e do custo-benefício percebido pelo morador. Há opções para orçamentos mais enxutos assim como para orçamentos mais robustos.

Conheça, a seguir, os principais materiais utilizados e tenha uma noção de gastos com essas especificações.

Cortina para box:

A cortina é a opção mais barata para box de banheiro. A instalação não demanda que a parede seja furada, podendo-se utilizar varões de pressão que se adaptam a diversos tamanhos de box por serem extensíveis. É uma boa opção também para quem mora de aluguel e não quer investir em um box mais elaborado.

Quanto às cortinas, há vários modelos, cores, estampas e materiais. Os mais indicados são os de pvc e poliéster por serem antimofo, antifungos e antibactericidas. A manutenção da cortina é simples, bastando lavar com água, sabão e um pouco de água sanitária.

Box de acrílico:

O acrílico é o segundo material mais barato para box de banheiro. Essa é uma opção para quem deseja ter a área molhada completamente protegida por paredes, evitando respingos de água para fora e não tem a intenção de investir em um box de vidro, que é maia oneroso.

Apesar de ser uma opção mais antiga, o acrílico é um material resistente, que apresenta grande variedade de cores e texturas e sua estrutura é em alumínio. Sua manutenção deve ser feita de forma regular, com água quente e sabão neutro para retirar a gordura corporal que fica acumulada no acrílico.

Box tipo cobogó:

O cobogó, como box de banheiro, é uma parede fixa construída com blocos cerâmicos vazados, sendo uma estrutura construtiva totalmente brasileira que surgiu em Pernambuco, com forte influência da cultura árabe. O cobogó alcançou maior popularidade a partir de década de 1950, com o movimento modernista, sendo hoje vastamente empregado em projetos de design diferenciados.

O box de banheiro cobogó aumenta a luminosidade e a ventilação dentro do espaço de banho. O valor do box cobogó vai depender das características e marca do bloco cerâmico escolhido.

Por fim, o box de vidro:

Esse modelo de box de banheiro é a melhor solução devido à sua alta qualidade, resistência, bom acabamento e beleza! Consequentemente é o mais oneroso. O vidro resiste muito bem à variação de temperatura, ao risco, à umidade e seu grau de transparência controla a luminosidade dentro do espaço de banho.

Além disso, o vidro garante elegância e boa funcionalidade ao box! O temperado é o mais indicado, uma vez que não estilhaça caso venha a quebrar, aumentando a segurança de uso. Há também a possibilidade de aplicar tratamentos no vidro que diminuem as manchas de água e o acúmulo de sujeira, o que também aumenta o valor investido.

Uma observação importante: em termos de box de banheiro, é a existência de uma divisão entre o piso do box e o restante do banheiro, evitando que a água escape para fora do box. Essa divisão pode ser estabelecida pela diferença de níveis entre os pisos do box (que deve ser rebaixado) e do restante do banheiro.

Outra forma de estabelecer essa divisão é por meio de uma baguete de pedra (de preferência o mesmo material do piso) com cerca de 5cm de profundidade e no mínimo 3cm de altura. O box geralmente é instalado em cima dessa baguete.

A importância de uma boa instalação

A última etapa para ter o banheiro dos sonhos é escolher uma empresa responsável e comprometida com uma instalação de excelência para o seu box de banheiro, além de trabalhar com produtos de qualidade. Fique atento aos orçamentos muito abaixo do valor de mercado, para que uma possível economia inicial não se transforme em retrabalho, aumento do tempo de obra e maiores gastos.

Para um box de banheiro feito sob medida, a instalação deve ser planejada com mais rigor. Pois se trata de um produto com características únicas e a instalação exige maior experiência e técnica por parte do pessoal especializado.

Uma boa instalação cumpre com os seguintes requisitos básicos: impedir que a água chegue à área seca do banheiro, garantir a segurança de uso evitando acidentes e alcançar o efeito estético desejado.

E então, nossas dicas te ajudaram a ter uma visão mais clara sobre os tipos de box mais comuns e a melhor opção para sua casa? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe pelos comentários ou entre em contato para que a gente possa te ajudar. E continue ligado aqui no Blog para mais conteúdos como este!

https://edsheerantoronto2022.com/

slot777

https://locosxgrilldoral.com/

https://www.foodluckkitchen.com/

https://www.michaelangelospizzabaltimore.com/

https://www.windsorlocksdinerct.com/

https://www.pizzeriaprunedale.com/

https://www.blueagavemexgrill.com/

https://antelopeislandcauseway.com/

slot bet 100

pragmatic play

https://www.taqueriadurangoga.com/

https://www.tacotrucksstl.com/

https://garmafarm.com/

https://www.maddielousbargrill.com/

slot qris

https://dontspeakmusic.com/

https://www.rubiatapas.com/

https://www.tejasgrillandsportsbar.com/

https://www.rensselaerramspopwarner.com/

https://twobrotherspizzaandsubs.com/

slot qris 5rb

https://www.wolftrapoysters.com/

slot server thailand

https://originalpandagarden.com/

https://www.thairestaurantsanantonio.com/