A limpeza das janelas de vidro, assim como sua manutenção, é um desafio para muitas pessoas pois o vidro fica manchado com facilidade. O material da esquadria também pode ser danificado, caso os produtos químicos utilizados sejam inadequados e alcancem essas estruturas. O simples fato de haver água acumulada no vidro pode gerar manchas indesejadas.

A limpeza das janelas de vidro não é um processo complicado mas exige conhecimento para que seja realizada da forma adequada. É necessário utilizar os produtos certos e compreender que o vidro é um material delicado, que precisa de cuidados específicos.

Acompanhe esse conteúdo e conheça todas as informações essenciais para se tornar um especialista em limpeza das janelas de vidro. Vamos lá?

Quais sãos as principais características do vidro?

Para compreender as melhores formas de limpeza das janelas vidro, primeiramente é interessante conhecer as características do vidro. O vidro é um material transparente, de alta dureza, ótimo isolante térmico e elétrico, 100% reciclável, não poroso.

Devido a essas características é uma excelente matéria-prima para promover o isolamento e a segurança de ambientes, sendo aplicado em esquadrias de paredes, janelas, portas, basculantes.

O uso do vidro torna os projetos arquitetônicos mais leves, iluminados e modernos. Apesar de apresentar alta dureza ao corte, o vidro não resiste à aplicação de materiais abrasivos e/ou corrosivos, como produtos químicos com essa finalidade (solventes, acetonas, sapólios, cloro, ácidos), esponjas de aço, álcool, sofrendo com riscos e arranhões que comprometem a transparência do material.

A água, ao secar sobre a superfície do vidro, tem a capacidade de gerar manchas, conhecidas como mancha de água dura, apresentando coloração branca devido à alcalinidade e acúmulo de outros minerais presentes na água.

É comum, também, que o vidro fique engordurado, principalmente em áreas como cozinhas e banheiros, aumentando o acúmulo de poeira e sua opacidade.

Os vidros utilizados em esquadrias devem ser os de segurança: laminado e o laminado-temperado. O vidro laminado é composto por duas placas de vidro intercaladas por uma película plástica, de alta resistência, fazendo com que os cacos de vidro fiquem presos na película, evitando maiores acidente.

O vidro temperado passa por um tratamento químico que o torna mais rígido e em caso de quebra, gera cacos com bordas arredondadas, menos cortantes.

Os vidros podem passar por diversos tipos de tratamento, tornando-os mais resistentes aos raios ultravioletas (ideais para proteger cortinas e o tecido dos sofás da perda de cor), auto limpantes, isolantes acústicos, melhorando a capacidade de isolamento térmico, diminuindo a capacidade reflexiva. Ou seja, o vidro é um material delicado que demanda cuidado ao ser limpo!

Como realizar a limpeza das janelas de vidro?

Para que os vidros cumpram sua função de iluminar, tornar os ambientes mais leves e integrados com as áreas externas, é necessário que os mesmos estejam limpos, livres de sujeiras, poeiras e gordura.

Materiais necessários para limpeza das janelas de vidro: um pano macio para aplicar água e sabão, um pano macio umidecido apenas com água, água, detergente neutro (transparente), um bom limpa-vidros e um (ou mais) pano macio seco para finalizar, com a secagem e polimento do vidro limpo. Não utilize espanador de pó, pois apenas espalha a poeira pelo ambiente sem efetivamente limpar!

Para iniciar a limpeza, providencie um balde com a mistura de água e detergente neutro, para remove de uma só vez a poeira e a gordura dos vidros e outro balde apenas com água para enxaguar o vidro ensaboado. Comece aplicando a mistura de água e detergente no vidro, com o auxílio de uma flanela.

Em seguida, retire o detergente do vidro enxaguando-o ou com o auxílio de uma flanela embebida em água e seque imediatamente.

Depois, aplique o limpa-vidros de qualidade e repita o processo de secagem, finalizando com o polimento. Esses são os passos básicos para uma limpeza das janelas de vidro de forma eficaz e prática. O uso do limpa-vidros ajuda a manutenção da limpeza, a qual deve ser realizada pelo menos uma vez por mês. Deixar as janelas abertas evita o acúmulo de poeira!

Ao limpar os vidros de cozinhas e banheiros, ambientes em que há maior acúmulo de gordura, é essencial remover essa gordura, com água e detergente, antes de aplicar o limpa-vidros, principalmente se os vidros estiverem muito sujos.

Aplicar produtos de limpeza, diretamente no vidro, sem retirar a poeira antes pode gerar uma película que impede a saída da poeira.

Antes de iniciar a limpeza, verifique o tipo de material da esquadria, de forma a protegê-la. Por exemplo, esquadrias de madeira não podem entrar em contato com água, para evitar empenamentos e bolores.

Uma boa ferramenta, para limpeza das janelas de vidro, é o rodo dupla face que apresenta uma esponja para lavagem e pano para secagem. Caso opte por utilizar esponjas para limpeza, nunca use a face abrasiva, mais áspera, pois irá danificar o vidro.

Não utilize jornal para secar e polir, pois ele deixa marcas da tinta impressa (que foi impressa no papel), no vidro. O trabalho será dobrado para retirar essas manchas!

Movimentos leves, precisos, em uma única direção e secagem por etapas!

O vidro é um superfície delicada e limpeza das janelas de vidro deve ocorrer com movimentos leves, porém precisos. Tanto para limpar como para secar e polir faça movimentos apenas verticais ou horizontais, pois movimentos aleatórios também geram manchas.

Escolha uma das faces do vidro para realizar movimentos de limpeza apenas horizontais e na outra face, realize movimentos apenas verticais, ao longo de todo processo. Essa combinação de diferentes direcionamentos para o movimento preciso de limpeza, entre as duas faces, gera um resultado melhor.

Não é necessária muita água para realizar a limpeza das janelas de vidro, até porque se a água secar naturalmente irá gerar manchas. Sendo assim, utilize a quantidade necessária de água e promova a secagem imediatamente em seguida.

Caso as janelas sejam grandes, considere começar a limpeza de cima para baixo, secando pequenas áreas por vez. Dessa forma, o resultado final não é comprometido e limpeza é realizada de forma homogênea.

A umidade relativa do ar influencia na qualidade da limpeza das janelas de vidro?

Prefira realizar a limpeza das janelas de vidro em dias nublados, em que a umidade do ar tende a ser maior. Em dias muito quentes, ensolarados, a água sobre a superfície do vidro tende a evaporar com maior rapidez, gerando as indesejáveis manchas. Atém mesmo os limpa-vidros tendem a evaporar com maior rapidez, diminuindo a eficácia da limpeza.

Assim, fins de tarde e dias nublados são ideias para limpeza das janelas de vidro, favorecendo um resultado impecável e recompensando todo o esforço desprendido!

O que é o limpa-vidro, quais suas vantagens e como usar?

O limpa-vidro é um produto químico específico para limpeza, remoção de manchas e polimento de vidros de janelas, boxes, espelhos, mesas, portas, paredes, divisórias, para-brisas de carro…

Os limpa-vidros podem ser facilmente encontrados em mercearias, supermercados e vidraçarias, com preços que variam de acordo com sua composição e marca.

Há fórmulas especiais desengordurantes, auxiliando a limpeza das janelas de vidro muito sujas. Há versões específicas para limpeza pesada, ação antimanchas e antiembaçamento.

Os limpa-vidros não devem secar naturalmente sobre o vidro, pois podem gerar manchas, sendo necessário o auxílio de uma flanela macia para aplicação, secagem e polimento. Esteja atento às instruções de aplicação, na embalagem do produto.

Para escolher o limpa-vidro ideal para limpeza das janelas de vidro é fundamental conhecer o tipo de vidro que receberá o produto, assim como o objetivo principal da limpeza.

Esteja atento aos componentes do limpa-vidro, evitando os que são a base de metais, abrasivos e cloro, com alta probabilidade de oxidar, corroer e/ou arranhar a superfície do vidro. Produtos errados podem tornar o vidro poroso, com manchas, opaco e sem brilho.

Após definir o tipo de vidro que será limpo, o tipo de resíduo a ser removido e o objetivo principal de limpeza, pondere os seguintes aspectos para realizar uma escolha assertiva: tipos, funções, composição e quantidade.

Ao escolher frascos maiores ou menores, considere a frequência de uso e sempre observe o prazo de validade. O limpa-vidro é considerado um produto sustentável pois que diminui a quantidade de água utilizada.

Tipos de limpa-vidro

Os tipos mais comuns de limpa-vidro para limpeza de janelas de vidro são:

Líquido: podem ser encontrados em forma de spray, refil ou squeeze, sendo o tipo mais em conta. É comum conterem álcool em sua composição, sendo de secagem rápida e fácil aplicação.

Pasta: ideal para remoção de manchas difíceis, devendo ser utilizados esporadicamente para não desgastar a superfície do vidro. Excelente opção para polimento de alta qualidade, podendo ser aplicado em vidro de janela, box de banheiro e cooktops.

Gel: há versões concentradas e simples, sendo indicado para limpezas mais difíceis como fachadas de vidro e janelas espelhadas.

Espuma: muito utilizado para limpeza de para-brisa de carros, apresenta função desengordurante e apresenta versões em aerosol. A espuma é prática e eficiente, com a vantagem de não escorres sobre a superfície do vidro, como ocorre com as versões líquidas.

Funções do limpa-vidro

As funções mais comuns, do limpa-vidro, pra limpeza de das janelas de vidro são:

Antimanchas: não mancha durante a aplicação e cria uma película protetora sobre a superfície, dificultando a aderência de resíduos, como poeira, gordura e demais sujeiras. Aplicação indicada para todas as superfícies translúcidas ou com brilho, incluindo espelhos.

Antiembaçante: combate o embaçamento provocado pela umidade, sendo indicados para áreas de banheiro, saunas e veículos.

Desengordurante: ideal para vidros que ficam expostos à gordura, como em cozinhas, áreas externas com churrasqueira, veículos e banheiros (gordura corporal).

Mr. Transparência: Saiba como escolher o limpa-vidro ideal

O Mr. Transparência é um marca de limpa-vidro de alta performance, sendo seguro e eficiente para a remoção de gordura, manchas e poeira, sendo ideal para limpeza de janelas de vidro localizadas em banheiros e cozinhas. Esse produto impressiona pela capacidade de remoção de gordura e manchas, a partir de tensoativos específicos para limpeza pesada e um híbrido de solventes que aumentam o tempo de secagem, evitando manchas.

O Mr. Transparência é líquido, em spray, apresentando validade de dois anos e não é inflamável, aumentando a segurança de uso. Para utilização, basta aplicar o spray sobre a superfície de vidro e espalhar com uma flanela limpa e macia.

O polimento deve ser realizado com outra flanela limpa, macia e seca. Apresenta ótimo rendimento e fácil aplicação, removendo com rapidez marcas de dedo, resíduos de pasta de dente, shampoo e cremes!

Ao aplicar o Mr. Transparência, garanta que o vidro está frio e longo do alcance dos raios solares, para que o tempo de secagem seja realizado de acordo com o indicado na embalagem.

Prefira realizar a limpeza das janelas de vidro, com o Mr. Transparência, em dias nublados ou em finais de tarde. Sempre que realizar a limpeza de janelas de vidro com produtos químicos, lembre-se de manter o ambiente aberto, arejado e ventilado!

Cimento e tinta: Como realizar a limpeza das janelas de vidro após uma obra?

Realizar a limpeza das janelas de vidro, após uma obra, é mais fácil do que muitos imaginam, removendo poeira, respingos de tinta e cimento. O processo de limpeza deve começar antes mesmo do início da obra: utilize folhas de jornal ou lonas para protege o vidro, que é um material delicado!

Mesmo com todo cuidado, pode ser que o vidro seja atingido por cimento e respingos de tinta, exigindo maior cuidado durante a limpeza das janelas de vidro, evitando maiores danos como arranhões e manchas.

Para vidros comuns e temperados, ao remover o cimento será necessário o auxílio de uma substância levemente ácida, já que tanto o vidro quanto o cimento apresentam origem mineral (alcalina).

É indicado utilizar um pouco de vinagre ou suco de limão, apenas no local atingido, da seguinte forma: misture água fervente com vinagre ou suco de limão e aplique sobre o cimento endurecido no vidro. Espere o cimento amolecer e o retire com uma bucha macia, fazendo a limpeza tradicional em seguida.

Em relação às manchas de tinta, para remoção é necessário utilizar um pouco de solventes químicos, principalmente se o vidro for texturizado.

Para tintas acrílicas, utilize álcool isopropílico e para tintas esmaltadas, utilize solventes de acetona. É possível também utilizar produtos químicos específicos para remoção de tinta, como o thinner, sendo facilmente encontrado em lojas de material de construção.

Para os demais tipos de vidro, como os laminados, refletivos ou espelhos, o ideal é evitar que acidentes com tintas e cimento aconteçam, pois não é indicada aplicação de outros produtos além de água, detergente neutro e limpa-vidros!

Quer encomendar o seu Mr. Transparência? Então entre em contato com a gente pelo Whatsapp!