As esquadrias de alumínio fazem grande sucesso entre arquitetos, designers e clientes que adoram um espaço mais arejado, amplo e melhor iluminado. É um material leve, de fácil instalação, estética moderna e com diversas opções de acabamento, tornando as obras e reformas mais rápidas, além de diminuir o custo de construção, quando comparado com a alvenaria.

As esquadrias de alumínio estão presentes em projetos arquitetônicos inovadores, valorizando os imóveis e permitindo a materialização de formas geométricas mais orgânicas. O vidro é o material mais comum para vedação das esquadrias, permitindo uma maior integração entre os ambientes internos e externos, das edificações.

Um questionamento comum é sobre como manter a beleza das esquadrias, em termos de limpeza… Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como a fácil manutenção é mais uma vantagem em optar por esquadrias de alumínio para o seu lar ou empresa. Vamos lá?

Esquadrias de alumínio: quais as vantagens?

As esquadrias são elementos construtivos responsáveis pelo fechamento de vãos, funcionando como uma moldura para portas e janelas, podendo ser de alumínio, madeira, pvc, ferro, aço inox e sendo comumente vedadas por vidro. Trata-se de um elemento fundamental para qualquer tipo de construção a ser habitada por pessoas.

As esquadrias podem ser de abrir, correr, camarão, basculante, pivotante, articulada, dentre outras possibilidades de abertura. Compõem os sistemas que controlam a entrada da iluminação natural, a circulação de ar, a vedação contra as intempéries, mudanças de temperatura, proteção acústica e maior segurança de uso das edificações.

O alumínio é um material leve, resistente e de alta durabilidade, permitindo a utilização dos mais variados tipos de vidro, de acordo com as demandas do projeto arquitetônico. É um material minimalista, proporcionando uma estética equilibrada e padronizada para os mais variados ambientes, de fachadas a banheiros. O custo-benefício das esquadrias de alumínio é muito vantajoso!

As esquadrias de alumínio não exigem muita manutenção mas isso não significa que podem ficar sem cuidados… É necessário compreender as características físico-químicas desse material para evitar avarias, mantendo sua beleza e resistência ao longo de toda vida útil. Em áreas urbanas, é indicada limpeza a cada três meses e em áreas rurais, uma vez por ano.

9 dicas para prolongar a vida útil das esquadrias de alumínio

É comum que as esquadrias de alumínio estejam em constante contato com o ambiente externo, acumulando poeira e gordura, além de outros tipos de sujeira. Veja, a seguir, algumas dicas valiosas sobre como cuidar, com eficiência, de suas esquadrias de alumínio, inclusive prolongando as limpezas realizadas.

#1. Remova a sujeira

Antes de iniciar a limpeza mais pesada, remova a poeira acumulada com o auxílio de um pano de microfibra (não solta linhas) seco. Para começar a limpeza efetiva, em seguida, utilize produtos adequados para esse fim, que são: água, detergente neutro e esponja macia (sem parte áspera).

Umedeça a esponja na água e aplique o detergente neutro para esfregar toda a superfície da esquadria de alumínio, retirando principalmente a gordura. O uso de uma escova de dente pode ser eficaz para alcançar áreas menores. Em seguida, enxágue a superfície e seque, com o auxílio de uma flanela.

Caso o ambiente seja pintado, atenção ao proteger as esquadrias de alumínio! Utilize fita adesiva de PVC, própria para esse fim (pode ser encontrada em loja de material de construção), protegendo toda a superfície. Evite o uso de fita crepe que pode ocasionar manchas nas esquadrias.

Caso caia tinta sobre o alumínio, limpe imediatamente (com flanela seca), antes que a tinta seque. Em seguida, lave a superfície com o auxílio de uma flanela umedecida em mistura de água com detergente neutro. Tire o excesso da mistura com flanela úmida e em seguida seque a esquadria.

Serralherias especializadas podem oferecer serviços de limpeza mais complexos, em contextos que as esquadrias de alumínio estejam mais deterioradas.

#2. Arestas de difícil acesso: utilize saponáceo cremoso!

As frestas e arestas das esquadrias de alumínio costumam acumular mais sujeira, por se tratar de áreas menores e de difícil acesso e não podem ser esquecidas durante a limpeza. A dica é usar uma escova de dente e saponáceo cremoso (tipo de sabão com derivados minerais que torna a limpeza um pouco mais abrasiva, mas sem danificar a superfície).

É indicado misturar três colheres de saponáceo com a mesma quantidade de água morna e aplicar nas arestas, com o auxílio de um pincel, limpando toda a superfície da esquadria de alumínio. Para remover a mistura, indica-se passar uma flanela de microfibra umedecida com água fria e em seguida secar a esquadria. Não use objetos pontiagudos e/ou cortantes para acessar e limpar essas frestas.

#3. Remova a oxidação

O alumínio não enferruja mas pode sofrer processos oxidativos que o tornam sua superfície esbranquiçada e opaca. Para tratar esse efeito, limpe a parte afetada da esquadria de alumínio com água morna e detergente neutro, secando em seguida.

Após, aplique a seguinte mistura caseira: ½ xícara de suco de limão e 45 gramas de bicarbonato de sódio. Remova essa mistura com uma flanela macia e em seguida passe um pano úmido, para retirar os resíduos que ainda ficaram na superfície. Não se esqueça de secar as esquadrias de alumínio para finalizar esse processo.

Lojas especializadas em produtos para eliminar ferrugem são ideias para aquisição de químicos que removem a oxidação do alumínio, podendo exigir, muitas vezes, aplicação por profissional qualificado.

#4. Vaselina é indicada para limpar e dar brilho às esquadrias de alumínio?

Produtos derivados de petróleo não são indicados para aplicação nas esquadrias de alumínio, como vaselina e removedores de sujeira. O que acontece é que em um primeiro momento as esquadrias vão ficar brilhantes, encantando a todos, mas em seguida a situação fica mais complicada. Os derivados de petróleo tem facilidade em atrair partículas de poeira que passam a agir de forma abrasiva.

Graxa (combinação semissólida de derivados do petróleo e misturas de sabão, sendo um composto pastoso e semi plástico) e óleo, muitas vezes utilizados como lubrificante para as esquadrias de alumínio, também não são indicados. Esses produtos apresentam ácidos fortes em sua composição, danificando o alumínio, sendo comum gerar manchas ao longo de toda a superfície.

A longo prazo, o acabamento superficial das esquadrias de alumínio pode ser desgastado pela aplicação de produtos inadequados, podendo ocasionar até a troca total das esquadrias. Caso tenha dúvida sobre a ação dos produtos que deseja utilizar, opte por aqueles que foram desenvolvidos especificamente para esquadrias de alumínio, evitando prejuízos.

#5. Não use produtos abrasivos!

O saponáceo cremoso é o único produto abrasivo que pode ser aplicado em esquadrias de alumínio. Assim, evite o contato desse tipo de superfície com cloro, água sanitária, saponáceo em pó e alvejantes no geral. Outro material a ser evitado são as palhas e lãs de aço que arranham com facilidade a superfície metálica.

O alumínio é uma liga metálica ferrosa, apresentando uma camada fina (invisível a olho nu) de óxido, responsável por proteger o material de oxidações posteriores. A abrasão excessiva das esquadrias de alumínio remove essa camada protetora e expõe o material a processos de deterioração, diminuindo sua resistência e vida útil.

#6. Evite contato com cimento ou cal

Durante situações de obra ou reforma, pode ser que as esquadrias de alumínio entrem em contato com materiais como cimento e cal, podendo ser danificadas. Quando esse contato ocorre, o recomendado é que a limpeza seja feita de forma imediata, com o auxílio de uma flanela úmida.

Caso o cimento ou a cal já tenham secado, o interessante é umidificar a parte atingida e com cuidado, remover esse material utilizando uma esponja macia e úmida.

#7. Polimento: aumente o brilho das esquadrias!

Para polir as esquadrias de alumínio é necessário que a superfície esteja bem limpa. Evite utilizar lã de aço para não arranhar o material e dê preferência a um produto polidor específico para alumínio. Coloque um pouco do polidor em uma flanela e aplique sobre a superfície, não sendo necessário fazer muito esforço (o polimento é mais um processo químico do que mecânico).

Esteja atento para o tipo de acabamento presente nas esquadrias de alumínio, para que o polimento não venha a danificar a peça, por exemplo extraindo camadas de tinta que protejam o alumínio e conferem cor.

Em caso de dúvida, entre em contato com um fornecedor de confiança. As esquadrias de alumínio anodizadas (recebem uma película de carbono) são mais resistentes e sofrem menos com processo de oxidação e perda de brilho.

#8. É necessário lubrificar as esquadrias de alumínio?

Não é necessário lubrificar as esquadrias de alumínio, uma vez que suas roldanas e articulações funcionam em contato com uma camada de nylon autolubrificante. Esteja atento ao fato de que os lubrificantes comuns podem dificultar a movimentação mecânica das peças e até mesmo danificar o material.

#9.- Realize manutenções preventivas

Como forma de evitar avarias complexas, recomenda-se realizar a limpeza, remoção da oxidação e polimento das esquadrias de alumínio, com uma certa frequência, de forma preventiva. Essa frequência evita o acúmulo de sujidades sobre a superfície, o que pode ocasionar o mau funcionamento dos sistemas de abertura das esquadrias, assim como danificar o alumínio.

E na hora de fazer um projeto que conta com esquadrias de alumínio, lembre-se que você pode contar com a Banho Box!

https://edsheerantoronto2022.com/

slot777

https://locosxgrilldoral.com/

https://www.foodluckkitchen.com/

https://www.michaelangelospizzabaltimore.com/

https://www.windsorlocksdinerct.com/

https://www.pizzeriaprunedale.com/

https://www.blueagavemexgrill.com/

https://antelopeislandcauseway.com/

slot bet 100

pragmatic play

https://www.taqueriadurangoga.com/

https://www.tacotrucksstl.com/

https://garmafarm.com/

https://www.maddielousbargrill.com/

slot qris

https://dontspeakmusic.com/

https://www.rubiatapas.com/

https://www.tejasgrillandsportsbar.com/

https://www.rensselaerramspopwarner.com/

https://twobrotherspizzaandsubs.com/

slot qris 5rb

https://www.wolftrapoysters.com/

slot server thailand

https://originalpandagarden.com/

https://www.thairestaurantsanantonio.com/