A limpeza do vidro, de forma correta e duradoura, é um desafio para a maioria das pessoas que estão conhecendo esse processo de manutenção, seja para portas, janelas, guarda-corpos, espelhos e qualquer outra forma de aplicação de vidro nos ambientes.

Apesar de ser um material muito resistente, o vidro é delicado, demandando cuidados específicos contra manchas e riscos.

A utilização da técnica adequada garante o sucesso da limpeza do vidro e o auxílio de limpa-vidros de qualidade torna o resultado ainda mais satisfatório. Acompanhe o conteúdo, a seguir, e saiba como manter os vidros da sua casa longe de riscos, gordura e respingos de tintas utilizadas em reformas. Vamos lá?

Qual o motivo do acúmulo de poeira, gordura e sujeira nas superfície dos vidros?

O vidro é um material inorgânico, composto por sílica (comumente encontrada na areia), carbonato de sódio (barrilha), calcário, óxido de minerais, dentre outros elementos de acordo com as características necessárias da placa de vidro.

Para fabricação dele, os elementos que o compõe são fundidos em fornos, em altas temperaturas, produzindo uma massa líquida brilhante, com estética semelhante a do caramelo utilizado na culinária. Essa massa ao ser enformada e resfriada dá origem às placas de vidro e por se tratar de um material que não é totalmente líquido e tão pouco totalmente sólido, pode ser moldado com a forma desejadas, inclusive por meio do sopro.

A partir dos anos 1980 o vidro vem sendo largamente utilizado pela construção civil, no Brasil, substituindo materiais como a madeira e o concreto, permitindo ambientes mais iluminados e saudáveis. Por exemplo, ao substituir paredes de concreto por vidro, além de gerar uma estética mais sofisticada e contemporânea, o custo da obra é muito reduzido.

O vidro é empregado das mais diversas formas, em ambientes residenciais, comerciais, públicos e privados, compondo desde elementos estruturais até o mobiliário dos espaços de vivência e convivência.

Ele pode ser encontrado em tampos de mesa; no box de banheiros; no guarda-corpo de escadas e sacadas; em portas e janelas; em divisórias de ambientes; como degraus de escadas e até em painéis borbulhadores com água, para decoração.

O acúmulo de gordura ocorre devido ao contato das mãos com a superfície do vidro ou devido às características do ambiente, como cozinhas e banheiros. A gordura da cozinha é originada pelo preparo dos alimentos. Já a gordura do banheiro é gerada pelos banhos quentes que removem a gordura corporal que pode ficar depositada no box, assim como cremes para cabelo.

Quanto aos riscos e tintas, são problemas muitas vezes ocasionados pelo uso inadequado do vidro, durante a realização de obras, reformas ou transporte desse material. É necessário que o usuário compreenda que apesar de resistente, o vidro é um material delicado que não pode ter contato com produtos abrasivos, para evitar riscos e desgastes da superfície.

Veja, a seguir, como a limpeza do vidro pode ser realizada em situações de risco e sujeira gerada por gordura e tintas!

Limpeza do vidro: saiba como remover tinta

Ao realizar uma obra ou reforma, o ideal é que os vidros sejam protegidos, por exemplo com jornais, para evitar que sejam pintados. Mas caso ocorra o contato da tinta, para promover a limpeza do vidro, sem danificar a superfície do mesmo, é necessário aplicar um pouco de solvente químico sobre a mancha, principalmente quando se trata de vidro texturizado.

A escolha do solvente químico mais adequado vai variar de acordo com a natureza da tinta depositada sobre o vidro. Para tintas acrílicas, a limpeza do vidro dever ocorrer com o uso de álcool isopropílico. Para tintas esmalte, utilize solventes de acetona. Podem ser utilizados, também, removedores para tinta ou thinner que são facilmente encontrados em lojas de material de construção.

A tinta spray é uma das grandes vilãs quando se trata de superfícies de vidro atingidas por tintas. O spray pulveriza a tinta sobre a superfície e depois de seca o processo de limpeza do vidro exige ações específicas para remoção. É comum, em grandes cidades, que vândalos pintem janelas, portas e fachadas de vidro com tinta em spray, a conhecida e criminosa pichação.

A limpeza do vidro pichado pode ser facilmente realizada sem o auxílio de um profissional, a partir do uso de um produto chamado SoSafe, disponível em composições de acordo com a cor de tinta a ser removida. São necessários: SoSafe, panos de microfibra, luvas de borracha, balde, esfregão, óculos de segurança e água.

Para realizar a limpeza do vidro, vista as luvas e coloque os óculos de segurança, em seguida pulverize o SoSafe adequado sobre a tinta e deixe agir por pelo menos dois minutos. Utilize o esfregão para retirar a tinta, com suavidade. Remova o SoSafe e a tinta diluída, da superfície do vidro, com o auxílio de um pano de microfibra umedecido.

Repita esse procedimento ao logo de toda a pichação e em seguida, limpe todo o vidro com água e detergente neutro, sem esquecer de secar o vidro para finalizar o procedimento.

É comum que para revitalizar um espelho antigo, o usuário resolva pintar a moldura do mesmo com tinta spray e mesmo com toda proteção, a tinta pode escorrer para o espelho. Caso isso ocorra, utilize o mesmo procedimento para limpar o espelho!

Como remover gordura na limpeza do vidro?

O acúmulo de gordura no vidro é um reflexo das atividades desenvolvidas no ambiente, como preparo de alimentos (frituras) e banhos (gordura corporal e produtos oleosos, como cremes de cabelo). Assim, é comum que os vidros próximos à cozinha e ao box do banheiro sejam mais atingidos por esse tipo de sujidade.

A limpeza do vidro engordurado pode ser realizada de forma simples, utilizando basicamente detergente neutro e água quente, além de um limpa-vidros de qualidade para manter a limpeza por mais tempo.

É importante que a frequência da limpeza do vidro seja mantida, evitando que gordura fique acumulada e sua remoção exija maior esforço.

A frequência da limpeza vai depender da quantidade de pessoas que usam o banheiro diariamente (até duas pessoas: uma vez por semana; de duas a cinco pessoas: a cada quatro dias), assim como o cuidado dessas com a manutenção.

É indicado secar o vidro do box, sempre, após os banhos para evitar, também, machas brancas no vidro. Deve-se utilizar um rodo pequeno, exclusivo para área do box, com um lado em borracha e o outro em tecido 100% algodão ou lã de carneiro.

A água primeiramente é removida com o lado de borracha e em seguida o vidro é seco com o lado de tecido. As manchas surgem devido a secagem natural da água sobre a superfície do vidro.

Misture água morna com detergente neutro (de cor transparente) e inicie a limpeza do vidro, de cima para baixo. Utilize uma espoja macia para aplicar a mistura e esfregar a superfície. Em seguida, enxague o vidro com água fria e passe o rodo de borracha para remover o excesso de água. Aplique o limpa-vidros, com a superfície do vidro fria, e espere o tempo de ação indicado na embalagem. Seque e faça o polimento do vidro, com flanela de microfibra.

O Mr. Transparência é um limpa-vidros de alta performance, indicado para limpeza e manutenção de vidros e espelhos. Remove, com segurança e rapidez, os mais variados tipos de sujeira, além de eliminar micro-organismos.

Invista em produtos de qualidade para limpeza do vidro, como forma de proteger a superfície a ser limpa, diminuir gastos com a compra de novos produtos, obtendo resultados satisfatórios e duradouros.

Saiba como remover pequenos riscos

Os riscos representam o tipo de avaria do vidro mais complexa de ser solucionada pois envolve a necessidade de abrasão da superfície. Riscos superficiais podem, eventualmente, ser removidos a partir de muita perícia com o processo de abrasão.

Riscos menos superficiais demandam a troca da peça de vidro. É importante ter atenção para não danificar, definitivamente, o vidro com arranhões acidentais.

A limpeza do vidro arranhado pode ser realizada a partir da aplicação de uma solução de meio litro de água com 15ml de amônia. Aplique essa solução sobre o arranhão, como auxílio de uma flanela de microfibra. Em seguida, lave o vidro com água e detergente neutro e seque, para finalizar o processo.

Em caso de riscos mais profundos procure um profissional de confiança para avaliar se é possível polir a superfície ou se é melhor realmente trocar a peça.

Cuidado com as dicas de limpeza do vidro sugeridas por não profissionais, pois pode gerar a perda completa da superfície de vidro. Evite o uso de lâminas para raspagem e produtos químicos que sejam ácidos e/ou abrasivos! O uso desses materiais, por não profissionais, representa um grande risco de dano permanente para o vidro.

Para raspagem com lâminas é necessário ter controle adequado sobre a pressão realizada, para evitar arranhões e até mesmo a retirada de pequenos pedaços do vidro. Produtos químicos ácidos e abrasivos devem ser utilizados em quantidades adequadas para não corroer o vidro.

A limpeza do vidro deve ser realizada com a consciência de que se trata de um material delicado e que exige cuidados específicos.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato! E para orçamentos e projetos, conte com a equipe e o atendimento personalizado da Banho Box Vidraçaria