Para muitas pessoas que têm uma mesa de vidro na sala, o ambiente fica mais charmoso tanto para o dia a dia quanto para receber as visitas. 

Certamente, um jantar em família, a festa de aniversário, a macarronada de domingo, e qualquer outra reunião entre os moradores da casa fica mais bonita.

Principalmente porque este é um dos objetos mais práticos e essenciais para o dia a dia em qualquer residência. 

Em toda sua história, a mesa passou por diferentes experimentos de materiais para sua construção, desde peças feitas com pedras, até materiais mais frágeis como o vidro.

A partir do século XIX, os móveis passaram a ter a utilidade e o formato que conhecemos hoje, já que deixaram de ficar nas paredes e passaram para o centro dos ambientes. 

Nesse sentido, esses objetos percorreram um longo caminho até oferecer o design de hoje, em formatos diversos e cada vez mais modernos.

Hoje, as fábricas desenvolvem todos os tipos e formatos de mesas a partir de materiais de diferentes tipos, voltados para objetivos distintos.

Ou seja, as mesas oferecem características específicas para terem melhor resultado em diferentes locais e ambientes.

Mesa de vidro

Quando pensamos em uma mesa de vidro, na verdade estamos usando um termo não muito adequado já que, normalmente, sua composição vem de outro material.

Normalmente, a mesa de vidro trata-se de um tampo de vidro inserido em uma estrutura feita com madeira ou ferro, por exemplo.

Entre suas vantagens, estes objetos podem ser limpos ou lavados de maneira mais prática, rápida e fácil. 

Principalmente porque as mesas de vidro, ou tampos, não absorvem tanta sujeira e também não mancham.

Portanto, entendemos porque esses objetos têm tanta utilidade para o dia a dia devido ao fato de ter uma manutenção mais simplificada.

Entretanto, não podemos deixar de ressaltar que as mesas de vidro tem composição que resulta em um material frágil, e isto significa a necessidade de cuidados com seu manuseio. 

Por exemplo, nos ambientes residenciais, normalmente as mesas de vidro contam com panos e toalhas para manter sua superfície protegida.

Características comuns a uma mesa de vidro

Sem dúvida, a fragilidade do vidro é a principal característica deste tipo de mesa e, por isso, o cuidado tem que ser redobrado para evitar danos e a quebra do vidro.

Da mesma maneira que é frágil, o vidro oferece uma superfície com menos atrito e isto resulta em menos sujeira e maior facilidade de limpeza.

Outro aspecto que o vidro possui é o seu tempo de vida útil, quando bem cuidado, logicamente.

O material tem grande resistência ao desbotamento, manchas, sem perder essas características com a ação do tempo.

Cuidados e precauções com a mesa de vidro

Para que a sua mesa tenha maior tempo de durabilidade, precisamos conhecer alguns cuidados básicos e precauções que ampliam a vida útil do vidro.

Quando a mesa possui um tampo de vidro comum, com espessura de 8mm ou menos de espessura, a dica é mantê-lo completamente apoiado em uma superfície.

Desta forma o material dificilmente apresentará problemas já que todo o tampo de vidro tem sustentação em toda a área da mesa.

Já o modelo de tampo de vidro temperado não é necessário o apoio em toda sua área, mesmo em medidas de pequena espessura, como o modelo anterior. 

Logo, o vidro temperado pode ser produzido em qualquer medida e esta torna-se uma vantagem para quem opta por este material.

Como escolher o tampo de vidro para sua mesa?

O ato de reunir a família não seria o mesmo sem uma mesa. Já imaginou como seria sem ela em nossas vidas?

Preparar um jantar para os amigos, cortar o bolo de aniversário, receber a família para a macarronada de domingo, tudo isso acontece sobre a mesa.

Portanto, já identificamos 3 dos principais argumentos para que o tampo da sua mesa de vidro seja adequado para todos os momentos.

Certamente a sala de jantar está entre os cômodos mais importantes da casa, independente do tamanho, desde que caiba a família e os amigos.  

Neste ambiente, a mesa tem protagonismo e, portanto, precisamos saber escolher o tampo ideal para o seu espaço.

Como o gosto de cada um tem suas peculiaridades, resolvemos mostrar algumas dicas que podem ajudar você a decidir qual o melhor modelo de mesa de vidro.

Mesa com tampo de vidro temperado

Este estilo de vidro funciona para ambientes clássicos, principalmente porque é mais seguro e protege as pessoas contra ferimentos em caso de quebra.

Inclusive, este modelo de vidro temperado recebe tratamento térmico de compressão externa e expansão interna, para que ganhe mais resistência.

A partir de características de dureza e de resistência a impactos, este tipo de vidro passou a fazer parte do material usado pela construção civil, por exemplo.

Assim, caso o vidro se quebre, o material se desfaz em cacos arredondados, eliminando fragmentos cortantes, o que aumenta a segurança e evita acidentes mais graves.

Mesa de vidro esmaltado

Outra forma de utilizar o vidro de maneira decorativa em uma mesa inclui uma camada de tinta sobre o material.

Ideal para ambientes decorativos que buscam modernidade , a mesa com tampo de vidro esmaltado normalmente tem cores básicas como branco, bege, preto ou marrom.

O detalhe acontece na aplicação da camada de tinta sobre o vidro, feita em forno de têmpera para fundir a tinta com o vidro.

Formatos mais comuns para uma mesa de vidro

Com certeza, antes de escolher o tipo de mesa de vidro que ficará na sua casa, precisamos considerar a sua funcionalidade para o objetivo final.

Ou seja, a decisão deve partir do princípio de que a mesa atenda, de fato, as necessidades sem comprometer o estilo do ambiente.

Tampo de vidro redondo

Apesar de não aparecer como o mais comum, a mesa com tampo de vidro redondo é bastante funcional para diferentes ambientes.

Sua principal vantagem é criar um ponto de atenção no ambiente que pode ser colocado em diferentes locais.

Além disso, este formato facilita a acomodação das cadeiras sobrando sempre um espaço para mais um e favorece a comunicação entre as pessoas durante a refeição.

Tampo de vidro quadrado

Neste modelo de mesa, a comunicação entre os que estão ao redor dela também tem a mesma influência que a redonda.

Porém, os tampos quadrados precisam de mais espaço e, por isso, não são versáteis.

Tampo de vidro retangular

Certamente, esse modelo tem maior popularidade do que os anteriores porque conseguem otimizar o espaço dos ambientes, deixando-os mais amplos.

Em diversos formatos, a mesa de vidro retangular tem como principal vantagem para a decoração a fácil combinação com pendentes redondos, quadrados, ou retangulares.

Como fixar o tampo de vidro da sua mesa (passo a passo)

Se você tem um tampo de vidro mas não sabe exatamente como fazer para encaixar na sua mesa, criamos um passo a passo para te ajudar nesta tarefa.

Principalmente porque, depois de ler este conteúdo, mais conhecimento foi adquirido e nada melhor do que colocar isso em prática, certo?

Veja nosso tutorial sobre como fixar o tampo de vidro na base da mesa de maneira prática e fácil. 

Antes de começar separe os seguintes componentes:

  • limpador de vidros
  • pano
  • detergente
  • água
  • vinagre
  • cola de vidro

Passo 1: 

A primeira tarefa é limpar bem a superfície de vidro, higienizando com o limpador de vidros e depois com detergente e água. Para remover camadas de sujeira use o vinagre.

Passo 2: 

Agora você usará a cola de vidro industrial com fixador para secagem transparente, espalhando de maneira uniforme na parte inferior do tampo de vidro. 

Você pode optar por fita dupla-face, desde que tenha alta adesão à superfície e tenha resistência a solventes e a corrosão.

Passo 3: 

Hora de posicionar o tampo de vidro no local onde será colocado.

Para isso, posicione o vidro sobre a base e mantenha-o alinhado durante todo o tempo de secagem, aproximadamente 24 horas.

Mesa de vidro para o seu ambiente

Em nosso universo o vidro tem diferentes formatos e tipos, cada um com sua característica de praticidade e beleza para todos os ambientes. 

Com mais de 30 anos neste mercado, a Banho Box se especializou na comercialização de boxes de vidro temperado, fechamentos de áreas e esquadrias de alumínio.

Nossos projetos são feitos sob medida para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Nossa estrutura de produção desenvolve a peça que você precisa, de acordo com a sua medida, com segurança, conforto e garantia de qualidade.

Faça um orçamento agora mesmo.

https://edsheerantoronto2022.com/

slot777

https://locosxgrilldoral.com/

https://www.foodluckkitchen.com/

https://www.michaelangelospizzabaltimore.com/

https://www.windsorlocksdinerct.com/

https://www.pizzeriaprunedale.com/

https://www.blueagavemexgrill.com/

https://antelopeislandcauseway.com/

slot bet 100

pragmatic play

https://www.taqueriadurangoga.com/

https://www.tacotrucksstl.com/

https://garmafarm.com/

https://www.maddielousbargrill.com/

slot qris

https://dontspeakmusic.com/

https://www.rubiatapas.com/

https://www.tejasgrillandsportsbar.com/

https://www.rensselaerramspopwarner.com/

https://twobrotherspizzaandsubs.com/

slot qris 5rb

https://www.wolftrapoysters.com/

slot server thailand

https://originalpandagarden.com/

https://www.thairestaurantsanantonio.com/