O uso de espelhos decorativos é muito usual para compor os mais diversos tipos de ambientes, tanto residenciais como corporativos. Estão presentes nos móveis, nos banheiros, nos closets, nas salas de estar, em recepções e salas de espera.

O conceito de espelho (superfície refletora) surgiu na Idade do Bronze (3000 a.C.), a partir da utilização da areia para polir superfícies metálicas, em bronze. Nessa época, as imagens formadas eram pouco nítidas e os primeiros espelhos de vidro (com camada metálica refletora) surgem durante a Idade Média, na Itália.

Com isso, o espelho passa a ser valorizado como uma joia, uma obra de arte decorativa acessível apenas para a nobreza da época.

Durante o século XIX, o processo de fabricação do espelho é aprimorado e o uso dessa peça, tão desejada, passa a ser difundida pelo mundo. Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como escolher o melhor tipo de espelho decorativo para sua casa!

Para começar, entenda o que é um espelho na prática e teoria

O espelho é caracterizado por ser uma superfície que reflete os raios luminosos em uma direção definida (esses raios não são absorvidos pela superfície e também não são refletidos em direções diversas). Há dois tipos de espelhos: os planos e os curvos. Os curvos ainda se subdividem em convexos e côncavos.

Os espelhos convexos são aqueles encontrados no retrovisor dos carros, devido à propriedade de refletir os objetos em tamanho menor do que realmente são. Dessa forma, o motorista consegue visualizar um espaço maior por ele. Os espelhos côncavos são comumente encontrados em acessórios de beleza, decido ao fato de aumentarem o tamanho da imagem refletida.

Já os espelhos decorativos são do tipo plano, pois refletem a imagem em tamanho real e de forma simétrica, trazendo maior harmonia e beleza para os ambientes.

Os formatos de espelhos existentes

Os espelhos, como objeto decorativo, são amplamente utilizados como quadros em paredes e apoiados sobre o piso. Como revestimento estão presentes no mobiliário, como em portas de guarda-roupa e armários, mesas de centro e aparadores.

Antes de escolher o espelho decorativo, é necessário conhecer as demandas de uso do ambiente, a partir das atividades realizadas pelos usuários do espaço. Por exemplo, o tipo de espelho adequado para o quarto de um jovem empreendedor é diferente do espelho adequado para o quarto de uma modelo que grava vídeos de maquiagem para as redes sociais.

Além de ter claro o tipo de uso do espaço, também é necessário estabelecer o estilo decorativo do ambiente. Geralmente, as características estéticas do espelho seguem as características do estilo decorativo, para se ter um espaço mais harmonioso e visualmente agradável.

As características estéticas, dos espelhos decorativos, giram em torno de formato, cor e acabamento. Veja, a seguir, as possibilidades disponíveis, começando pelos formatos.

Redondo / oval:

Esse é um formato mais feminino, amplamente utilizado. É possível desenvolver uma composição decorativa a partir do uso de diversos tamanhos desse formato de espelho. Assim, cria-se um painel moderno e até lúdico para o ambiente.

Retangular ou clássico:

É o formato de espelho decorativo mais comum, sendo possível associá-lo a diversos tipos de moldura, tanto em forma, como em material e acabamento (em madeira, metal, gesso, por exemplo). A moldura do espelho tem o poder de alterar completamente o seu estilo, tornando-o único e inspirador.

Já os espelhos sem moldura (acabamento feito com o próprio material) garantem um estilo mais moderno e jovial para o espaço. A direção do formato retangular pode ser tanto horizontal quanto vertical, dependendo do efeito desejado e do pé direito do ambiente.

Veneziano:

Esse formato tem origem em Veneza, na Itália, e até o século XVII era produzido apenas por artesãos venezianos, com um valor altíssimo. É um formato sofisticado, romântico, associado à realiza e apresenta molduras com muitos detalhes. A criatividade e a técnica de produção permitem a fabricação dos mais belos espelhos decorativos venezianos.

Camarim:

Com o crescimento da quantidade de blogueiras e youtubers especialistas em maquiagem, esse formato de espelho decorativo tem sido um dos mais requisitado. Trata-se do espelho de penteadeira, em estilo camarim, com lâmpadas de iluminação ao longo de toda moldura.

Esse formato permite uma excelente iluminação para a penteadeira, o que facilita a realização de atividades minuciosas como maquiagem.

Os espelhos coloridos na decoração

Os espelhos coloridos são uma excelente opção para compor um estilo decorativo diferente. Descubra as opções de cor mais comuns!

Bronze: o espelho decorativo bronze também é muito elegante e remete ao dourado, sendo uma cor nobre. É mais resistente ao risco deixa qualquer ambiente com ar de realeza. Muito empregado como acabamento em mesas de centro, transformando esse móvel em uma obra de arte.

Fumê: o espelho decorativo fumê também é muito elegante, estando presente em projetos de arquitetura e designs mais sofisticados. O seu poder de reflexão é o mesmo do espelho transparente, mas traz um ar de objeto de luxo.

Qual o melhor acabamento para o seu projeto?

O acabamento do espelho decorativo também determina as características estéticas do mesmo, gerando resultados finais distintos. Conheça os acabamentos possíveis, a seguir.

Lapidado: o espelho é cortado e passa por um processo de lapidação das bordas, o que torna a peça apta ao manuseio e instalação. Esse acabamento é muito comum em banheiros e salas de estar, dando a sensação de borda infinita para o espelho decorativo. É um acabamento de alta durabilidade.

Bisotado: para esse tipo de acabamento não é necessário o uso de moldura, uma vez que as bordas do espelho são trabalhadas em diversos ângulos, fazendo o papel da moldura. É um espelho decorativo com mais detalhes, sendo comum em áreas de convívio social, como salas de estar e hall de prédios.

Junção: trata-se da junção de tamanhos modulares de espelho, criando painéis decorativos extremamente diferenciados. É geralmente usado como revestimento para paredes.

Quais são as maneiras mais comuns para fixar espelhos na parede?

Pare determinar a forma de fixação de espelhos decorativos é necessário avaliar o tamanho da peça, a superfície (azulejo, alvenaria, madeira) que irá receber esse material e o tempo disponível para instalação. As colas mais comuns são o silicone neutro e o fixa-espelho. Já os adesivos são do tipo dupla face.

Os espelhos podem ser colados (com colas de contato ou fitas adesivas específicas) ou fixados com botões (tendo ou não furos no mesmo). A fixação da cola no azulejo geralmente é muito boa e não há riscos de corrosão para as colas e para o botões.

Para espelhos com furos, a fixação na parede pode ocorrer com botões de pressão, de rosca ou prolongadores, todos já com acabamento. Para os espelhos sem furos, a fixação pode ser realizada por meio de botão francês, garra S ou suportes plásticos.

Dicas decorativas por ambiente residencial

O espelho é muito especificado por arquitetos e designers com a intenção de ampliar espaços pequenos e aumentar a luminosidade de espaços escuros. O espelho decorativo é um excelente recurso para equilibrar a proporção dos ambientes, mas é necessário estar atento às imagens que estão sendo replicadas para o resultado não ser o oposto.

Veja algumas dicas de como utilizar os espelhos decorativos em casa!

Na sala de estar e jantar

A sala de estar geralmente está próxima da área de entrada da casa, sendo um dos espaços mais sociais. É na sala de estar que as visitas são recebidas e podem passar longos períodos conversando, assistindo filmes, jogando e interagindo das mais diversas formas. É necessário que seja um ambiente agradável e estimule boas conversas.

O espelho decorativo na sala de estar pode tornar esse espaço mais sofisticado, principalmente quando escolhido nas cores bronze e fumê com acabamento lapidado, compondo um estilo mais formal e tradicional. Para uma sala de estar moderna e despojada, é possível empregar grandes painéis com vidro transparente bisotado ou em junção.

A sala de estar é um ambiente um pouco mais íntimo que a sala de estar, sendo o espaço onde a família se reúne para compartilhar suas refeições e até mesmo para receber os amigos em jantares comemorativos. Espelhos decorativos em parte da parede são ideias para manter o foco visual nas pessoas e não nas imagens refletidas. Quem tem filhos pequenos conhece bem o poder atrativo dos espelhos durante as refeições.

Projetos sob medida, com espelhos, são possíveis e geram resultados incríveis! Já pensou em ter um mosaico de vidro colado na parede, logo acima do seu aparador, na sala de jantar? Lembre-se que a decoração com espelho não é feita apenas de peças com medidas e formas já estabelecidas e prontas para venda.

Banheiros e lavabos

Banheiros são ambientes úmidos e com grande variação de temperatura, sendo indicados espelhos decorativos mais resistentes e que acumulem menos sujeira. O acabamento lapidado é o mais recomendável e o formato pode variar de acordo com a criatividade.

Os lavabos já não são áreas tão úmidas, podendo contar com todos os tipos de formato, acabamento e cor. Para o espelho em que a pessoa se vê, para retocar um batom por exemplo, é interessante que seja transparente para favorecer a acuidade visual. Para elementos decorativos, os espelhos coloridos tornam o espaço extremamente requintado.

Quartos

Os quartos para dormir devem ser locais aconchegantes, calmos e que promovam o descanso do corpo e da mente. Dessa forma, é interessante escolher locais estratégicos para evitar poluição visual. Por exemplo, para uma pessoa mais desorganizada é interessante posicionar o espelho em um local que não espelhe a bagunça.

Todos os tipos de formas, acabamentos e cores são possíveis para os espelhos decorativos. Tendo como objetivo um estilo mais romântico, os espelhos ovais podem se uma boa opção, assim como os retangulares em acabamento lapidado podem ser adequados paro estilo decorativo escandinavo.

Para um estilo industrial, o espelho decorativo pode ser apoiado sobre o piso e encostado na parede, com formato retangular vertical e com moldura metálica, remetendo a uma peça mais minimalista. Para quem quer um estilo barroco, o espelho pode apresentar moldura em madeira trabalhada, com detalhes em alto e baixo relevo.

Espelhos decorativos com formatos inovadores podem fazer toda a diferença, como uma composição de vários espelhos octogonais na parede. Já o uso de formas geométricas, seja para os espelhos ou para outros elementos decorativos, favorece um estilo mais moderno, descontraído e criativo. Experimente ousar com espelhos sob medida e em formas exclusivas!

Uma outra opção muito interessante são os espelhos decorativos cortados à laser, o que possibilita formas mais orgânicas devido a precisão de corte. Invista em designs inovadores para ter ambientes que inspiram e encantam!

Conheça a técnica que têm conquistado arquitetos e designers

É cada vez mais comum o uso do feng shui por arquitetos e designers para especificar projetos residenciais e comerciais. Trata-se de uma técnica, da medicina chinesa, para harmonizar ambientes e atrair prosperidade. O espelho é considerado um importante elemento para replicar imagens que remetem ao sucesso, paz e tranquilidade.

Por exemplo, caso a janela da sua sala de estar esteja posicionada de frente para um belo parque ecológico, seria interessante posicionar um espelho de frente para essa janela. Assim o verde do parque, como também os pássaros, seriam replicados dentro do ambiente proporcionando um maior relaxamento para os moradores. Bacana, não é?

Escolher um bom fornecedor de espelho é tão importante quanto a escolha do espelho em si

Um espelho de boa qualidade deve ser produzido e instalado por uma empresa experiente no mercado e com profissionais especializados, aptos a entregar um bom produto. Assim, esteja atento ao escolher o seu fornecedor para que a decoração da sua casa seja realizada de forma tranquila e com excelência.

Os profissionais da Banho Box Vidraçaria têm todo o conhecimento e treinamento necessários para prestar o melhor serviço. Sendo assim, entre em contato com nossos especialistas e descubra como pode ser fácil e prático utilizar espelhos decorativos no seu lar!