A estética e a segurança devem caminhar lado a lado quando se trata de projetos arquitetônicos e de design. O guarda-corpo de vidro com perfis de alumínio cumpre muito bem esses dois requisitos, sendo assim, aplicado nos mais variados ambientes por profissionais da área da construção civil e decoração.

O guarda-corpo de vidro com perfis de alumínio é ideal para espaços que seguem um conceito de vanguarda, modernista ou contemporâneo, sendo empregado tanto em obras como em reformas. Você já pensou em ter um mezanino ou escada mais iluminados, cheios de estilo e segurança? Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra os vários benefícios em optar pelo guarda-corpo de vidro para o seu lar! Vamos lá?

O que é um guarda-corpo de vidro?

O guarda-corpo é um elemento construtivo com a função de garantir a segurança de uso do espaço, podendo ser em alvenaria ou gradil. Esse elemento resguarda as faces laterais das escadas, dos terraços, das varandas, dos mezaninos, das sacadas e demais vãos das edificações, evitando que acidentes ocorram.

Um fator de segurança que deve ser considerado é evitar o uso de elementos, na face interna do guarda-corpo de vidro, que facilitem a escalada dos mesmos por crianças, o apoio de objetos que podem cair e até mesmo o uso de travessas ou ornamentos que sejam utilizados como degraus por crianças e animais de estimação. Toda atenção é necessária para quem tem crianças, idosos e animais em casa!

Os guarda-corpos podem ser de concreto, de vidro com perfis de alumínio, de vidro com perfis de pvc, de vidro com perfis de aço ou ferro, ou sem vidro, apenas como um gradil vazado. Os perfis de ferro devem receber proteção contra corrosão, a partir da galvanização a fogo.

O guarda-corpo de vidro, com perfis de alumínio, valoriza o imóvel pois gera maior segurança de uso, aliada a uma estética inovadora e sofisticada. O guarda-corpo de vidro também integra os ambientes e amplia a vista externa, proporcionando descanso visual. Ambientes menores são ampliados quando apresentam um guarda-corpo de vidro na escada, por exemplo.

Os perfis em alumínio devem ser constituídos por ligas com características metalúrgicas adequadas para passar por tratamentos de anodização (de acordo com a ABNT NBR 12609:2017 – alumínio e suas ligas – tratamento de superfície – requisitos para anodização com fins arquitetônicos) ou pintura eletrostática, que garantem a integridade e durabilidade do material.

Veja, a seguir, os tipos mais comuns:

Guarda-corpo de vidro com perfis de alumínio: os perfis de alumínio são leves, de fácil instalação, resistentes à corrosão, demandam baixa manutenção e apresentam excelente custo-benefício. Há diversas opções de cores (branco, preto e coloridas – a cor bronze tem sido muito requisitada para espaços mais sofisticados) e acabamentos (anodizados, polidos, brilhantes).

Nenhum dos tipos de acabamento pode apresentar reentrâncias, saliências ou quaisquer outros elementos que possibilitem que a roupa dos usuários fiquem presas no guarda-corpo.

Guarda-corpo de vidro com perfis de aço inox: o aço inox é resistente à corrosão, demanda baixa manutenção, sendo um material inerte (muito utilizado em hospitais, por exemplo). Apresenta preço de mercado mais elevado quando comparado com o alumínio.

Guarda-corpo de vidro com perfis de PVC: o pvc é leve, resistente à umidade, apresenta baixa manutenção, é mais barato e 100% reciclável. Apresenta menor durabilidade quando comparado com o alumínio e o aço inox.

Guarda-corpo de vidro com perfis de ferro: o ferro é um material muito resistente mas por sofrer oxidação não é indicado para áreas litorâneas. É um material clássico para guarda-corpo e o modelo galvanizado (revestido com zinco, como camada protetora) promove o aumento da vida útil do mesmo.

Quais os tipos de vidro podem ser utilizados?

O tipo de acabamento e o nível de segurança do guarda-corpo de vidro estão diretamente ligados à escolha do vidro a ser empregado, a partir das necessidades específicas de cada projeto. Deve-se utilizar vidros de segurança, sendo o vidro temperado, laminado, aramado ou temperado laminado.

O projeto é desenvolvido a partir de medições do ambiente, do conceito decorativo determinado e do tipo de fixação do vidro.

Conheça, a seguir, as características dos vidros que podem ser empregados em guarda-corpos:

Vidro laminado: vidro de segurança composto por duas ou mais camadas de vidro interligadas (sob pressão e calor) por película de polivinil butiral (PVB) ou resina. Podem apresentar as mais variadas cores. Em caso de quebra, desse tipo de guarda-corpo de vidro, as partículas permanecem presas ao PVB, diminuindo os riscos de acidente. Resiste a diferentes níveis de impacto mecânico, sendo largamente utilizado para proteção patrimonial e contra vandalismos.

Devido à laminação, é um material termo acústico e caso o vidro passe por tratamento de controle da incidência de raios UV, aumenta o conforto térmico. Para maiores informações, verificar a norma ABNT NBR 14697:2001 – Vidro Laminado.

Vidro aramado: vidro de segurança impresso e translúcido, contando com uma rede aramada incorporada à sua massa. Em caso de quebra, essa rede é responsável por segurar os estilhaços de vidro até que o mesmo seja substituído. Por ser translúcido, oferece maior privacidade e gera efeitos estéticos únicos para aplicações arquitetônicas e de design.

Vidro insulado (duplo): sua principal função é o isolamento acústico, isolando os ambientes internos dos ruídos dos espaços externos, sendo largamente aplicado em estúdios de música e de rádio. Apresenta duas ou mais peças de vidro coladas a um perfil de alumínio, duplamente vedadas. Junto ao perfil de alumínio existe um hidrossecante que impede que o vidro fique embaçado pela ação de vapor de água.

Vidro temperado laminado: vidro de segurança que une as características tanto do vidro laminado, citado anteriormente, como do vidro temperado. O vidro temperado é altamente resistente ao choque térmico, flexão, flambagem, torção e peso.

Ao ser temperado, o vidro float passa por um processo de aquecimento, sendo resfriado em seguida, o que o torna mais resistente (até 5x mais resistente que o vidro comum) à quebra. Após ser temperado, o vidro não pode ser beneficiado (cortado, furado).

Guarda-corpo de vidro: normas brasileiras

A norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que especifica as condições para fabricação e instalação dos guarda-corpos é a ABNT NBR 14718 de julho de 2001, revisada em 2008. É imprescindível que a empresa contratada siga as determinações da ABNT para fabricação e instalação!

O profissional de instalação deve ser experiente para evitar erros que diminuam a segurança e o tempo de vida útil do guarda-corpo de vidro.

Essa norma é válida tanto para ambientes residenciais como de uso comercial, com acesso privado ou coletivo, não abrangendo guarda-corpos urbanos, ou seja, localizados nos espaços públicos. De acordo com a ABNT NBR 14178:2001, seguem os conceitos de uso privado e coletivo do guarda-corpo:

Guarda-corpo para uso privado: aplicados em áreas residenciais ou comerciais com acesso restrito, como em varandas, mezaninos e escadas.

Guarda-corpo para uso coletivo: aplicados em áreas residenciais ou comerciais próprias para uso coletivo, com acesso livre como em condomínios, cinemas, hospitais e museus.

O guarda-corpo deve ser, sempre, fixado em concreto armado e a profundidade mínima, de penetração dos elementos de fixação no concreto, deve ser de 9cm. Cabe ao fabricante do guarda-corpo detalhar a ancoragem (fixação) do mesmo.

As recomendações específicas da ABNT NBR 14178:2001:

  • Tipos de vidro: os recomendados pela ABNT NBR 7199:2016 (Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações), que são: laminado, aramado, insulado (composto por vidros laminados e/ou aramados) ou temperado laminado. Esses vidros também devem atender aos requisitos de resistência da ABNT NBR 14178:2001;
  • A espessura da chapa de vidro deve atender às determinações da ABNT NBR 7199 e também aos requisitos de resistência da ABNT NBR 14178:2001;
  • As chapas de vidro devem ser instaladas de acordo com a ABNT NBR 7199:2016;
  • É vedada a utilização de massa de vidro (a base de gesso e óleo) para instalar o vidro.
  • Os rebaixos, para instalação do vidro, devem estar livres de umidade, gordura, oxidação, poeira e demais impurezas;
  • É proibido o contato entre as bordas das chapas de vidro, seja entre si, com a alvenaria ou com peças metálicas, para evitar o desgaste do material;
  • As guarnições de borracha ou elastoméricas devem atender às determinações da ABNT NBR 13756:1996, adaptando-se às deformações, dilatações e vibrações ocasionadas pela variação de temperatura e/ou ações mecânicas, mantendo boa aderência ao vidro e ao caixilho (moldura do vidro).
  • Ao utilizar vidro laminado, as guarnições, calços e demais componentes devem ser neutros em relação aos materiais que compõem o vidro laminado.
  • Os inserts, pinos, grapas, chumbadores fixos ou de expansão, que fixam o guarda-corpo de vidro ao piso, devem ser em aço inoxidável. Essa exigência é ampliada para os parafusos que forem utilizados para esse tipo de fixação, de forma a evitar o desgaste e corrosão dos mesmos.
  • Os contatos bimetálicos devem ser evitados, como forma de impedir o desgaste por atrito de uma ou ambas as peças.
  • Armazenamento e transporte (ABNT NBR 7199:2016): deve-se estar atento quanto ao ângulo de inclinação das chapas de vidro empilhadas e/ou armazenadas, tanto para estocagem quanto para transporte: inclinação variando entre 4 e 6 graus, em relação à vertical. A espessura máxima da pilha de chapas de vidro, empilhadas, vai variar de acordo com o tipo de vidro, sendo: Vidro laminado: máximo de 60cm; Vidro Insulado: máximo de 30 cm; Vidro temperado: máximo de 80cm.

Glossário do guarda-corpo de vidro: facilite a comunicação com seu fornecedor

De acordo com a ABNT NBR 14178:2001, são apresentadas as seguintes definições para os componentes de um guarda-corpo:

Guarda-corpo: elemento construtivo com a função de garantir a segurança de uso dos espaços onde são aplicados, podendo ser com ou sem vidro. Aplicado na borda de escadas, sacadas, rampas, mezaninos e passarelas, também é comumente chamado de gradil ou balaustrada;

Gradil: tipo de guarda-corpo que apresenta a configuração de uma grade, por ser composto essencialmente por perfis.

Montante: perfil que constitui os elementos verticais de um guarda-corpo;

Travessa: perfil que constitui os elementos horizontais ou inclinados de um guarda-corpo. O corrimão é um tipo de travessa;

Peitoril: perfil horizontal (travessa) localizada na parte superior do guarda-corpo, estando aproximadamente na altura do peitoral dos usuários;

Ancoragem: sistema de fixação estrutural, do guarda-corpo e/ou seus componentes, ao piso ou à cinta de concreto.

Insert: elemento estrutural, em aço inox, que compõe o sistema de fixação do guarda-corpo no concreto;

Conexão: elemento de união entre componentes e partes do guarda-corpo;

Grapa: é um tipo de conexão, indispensável para manter os vidros em posição vertical.

Gaxeta ou Guarnição: elemento com propriedades elásticas utilizado de forma auxiliar na fixação do guarda-corpo.

Como limpar o guarda-corpo de vidro com perfis de alumínio?

A limpeza do guarda-corpo de vidro deve ser realizada com água, sabão ou detergente neutro e uma flanela de microfibra que não solte fiapos. Evite o uso de alvejantes e álcool pois podem danificar o material. Divida a limpeza em etapas para evitar manchas, iniciando o processo de cima para baixo.

Realize a limpeza quando o tempo estiver nublado, evitando que a água e o sabão evaporem com rapidez pois isso gera manchas também.

Antes de iniciar a limpeza é necessário retirar toda a poeira do vidro e dos perfis de alumínio, com um pano de microfibra seco. Em seguida, misture o detergente com a água, em um balde, aplique sobre a superfície do vidro e logo em seguida enxágue e seque.

É muito importante secar o vidro, com um pano de microfibra, para evitar manchas. Esse procedimento pode ser realizado uma vez por semana.

Para finalizar o processo de limpeza do guarda-corpo de vidro e garantir maior durabilidade é interessante utilizar um bom limpa-vidros, como o Mr. Transparência.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas

https://edsheerantoronto2022.com/

slot777

https://locosxgrilldoral.com/

https://www.foodluckkitchen.com/

https://www.michaelangelospizzabaltimore.com/

https://www.windsorlocksdinerct.com/

https://www.pizzeriaprunedale.com/

https://www.blueagavemexgrill.com/

https://antelopeislandcauseway.com/

slot bet 100

pragmatic play

https://www.taqueriadurangoga.com/

https://www.tacotrucksstl.com/

https://garmafarm.com/

https://www.maddielousbargrill.com/

slot qris

https://dontspeakmusic.com/

https://www.rubiatapas.com/

https://www.tejasgrillandsportsbar.com/

https://www.rensselaerramspopwarner.com/

https://twobrotherspizzaandsubs.com/

slot qris 5rb

https://www.wolftrapoysters.com/

slot server thailand

https://originalpandagarden.com/

https://www.thairestaurantsanantonio.com/