Um dos acabamentos mais usados ultimamente em diferentes ambientes de projetos comerciais e residenciais é a pastilha de vidro.

Principalmente porque este material oferece diferentes possibilidades de design por conta da variedade de modelos disponíveis no mercado.

Diferentes cores, tamanhos e formatos conseguem atender todo tipo de demanda, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Normalmente, encontramos as pastilhas instaladas em paredes de cozinhas, já nos banheiros elas também são usadas no chão, por exemplo.

Outro cômodo que também recebe este material com certa frequência é a área de serviço, a lavanderia, e ambientes externos.

E com tantas opções para decidir, recomendamos pesquisar bastante para não cometer erros e evitar arrependimentos em curto, médio e longo prazo, combinado?

Atualmente, muitas pessoas buscam informações em diferentes canais antes de decidir o que comprar e o mesmo acontece na escolha do material ideal para o projeto.

Por isso, neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre essas pastilhas antes de aplicar no seu projeto.

Pastilha de vidro: tudo o que você precisa saber

Antes de mais nada, precisamos entender alguns aspectos fundamentais para que a pastilha de vidro entregue exatamente o que se espera.

O vidro tem grande resistência a materiais alcalinos e ácidos, e isso garante que as peças não perdem brilho mesmo que se aplique produtos de limpeza mais concentrados.

Em relação à aplicação das pastilhas, saiba que este trabalho deve ser feito com mão de obra especializada para evitar problemas.

Portanto, certifique-se de que a instalação das peças será feita por profissionais capacitados, que dominam as técnicas certas para este serviço.

Nesse sentido, podemos destacar dois detalhes importantes da instalação, rejunte e nivelamento, como assuntos que poucos conhecem na prática, certo?

O rejunte mal feito resulta em mofo aparente nas pastilhas e, por outro lado, a parede desnivelada fica aparente no material translúcido como o vidro.

Um pouco de conhecimento técnico: a pastilha de vidro absorve somente 0,05% da umidade quando aplicada corretamente na parede.

Por outro lado, a cerâmica retém o triplo desta mesma umidade e normalmente resulta em manchas visíveis.

Todas as faces da pastilha são impermeáveis e isto também as torna isolante elétrico e térmico.

A partir destas diretrizes básicas, seguiremos com este conteúdo apresentando 

abordagens como:

  • O que é a pastilha de vidro?
  • Tipos de pastilhas
  • Aplicação do material
  • Vantagens para seu projeto
  • Pastilhas de vidro e a decoração de ambientes

O que é a pastilha de vidro?

Primeiramente, vamos entender exatamente como este material funciona? 

Para quem não sabe, essas pastilhas funcionam como um tipo de material para revestimento, separado em peças de diferentes tamanhos e formas.

Geralmente, as pastilhas são pequenos pedaços de vidro colados em um tipo de papel que, em alguns casos, trazem cores diferentes.

O uso deste material como objeto de decoração tem quase 100 anos e, naturalmente, as peças evoluem com a tecnologia.

Nesse sentido, hoje as pastilhas de vidro trazem cores e texturas variadas e diversificadas, além de virem com adesivos autocolantes para facilitar a aplicação.

Um dos motivos que tornam este material presente em projetos residenciais e comerciais passa pela durabilidade e fácil limpeza.

Ao mesmo tempo, as pastilhas de vidro criam ambientes diferenciados, com mosaicos que formam imagens, texturas, degradê de cores variadas.

A partir de agora, você conhecerá as principais vantagens que elas trazem para o seu projeto.

Tipos de pastilha de vidro

No mercado podemos encontrar diferentes modelos que atendem todo tipo de projeto.

Normalmente, todas têm brilho e transparência e a tecnologia de hoje permite escolher aquelas com maior ou menor impermeabilidade. 

Por isso aparecem cada vez mais em ambientes externos ou como revestimento de piscinas e bordas, em constante contato com a água.

Assim como a intensidade de brilho pode variar de acordo com o seu gosto e as peças disponíveis. 

Outra opção para este tipo de material é o acabamento liso, craquelado, mesclado, texturizado, metalizado, decorado, pastilhado ou miscelânea.

Aplicação da pastilha de vidro

Para aplicar as peças na parede, o material mais usado é a argamassa, principalmente quando o modelo escolhido não é autoadesivo.

De qualquer forma, antes de instalar a pastilha a superfície precisa estar nivelada, limpa e completamente seca.

Além disso, dependendo do ambiente em que você instalar a pastilha de vidro, use modelos específicos tanto de argamassa quanto de rejunte.

O tipo de pastilha autoadesiva, por sua vez, dispensa estes dois materiais e torna a aplicação mais prática e fácil.

Entretanto, esta característica impede que sejam utilizadas em qualquer ambiente.

Ou seja, devem ser usadas apenas em locais secos e em ambientes internos, com aplicação simples.

Vantagens para o seu projeto

Certamente a primeira vantagem deste material é em relação a outros tipos de revestimentos, como cerâmica e porcelana.

Considerando estes dois materiais, a vantagem das pastilhas é que elas não perdem a cor e o brilho depois de muitas lavagens com produtos de limpeza mais fortes.

Ao mesmo tempo, este tipo de material tem mais resistência e vida útil maior, o que garante o aspecto do ambiente por mais tempo.

Por exemplo, alguns materiais usados como revestimento, diferente das pastilhas, desbotam com o tempo e também pela ação de limpeza.

Por isso a pastilha de vidro ganha cada vez mais adeptos: não desbota e sua superfície permite a limpeza com facilidade.

Principalmente porque o vidro tem superfície lisa, sem aderência, o que impede o acúmulo de poeira ou sujeira.

Outra vantagem deste material é a facilidade de harmonizar os ambientes escolhidos para receber esses quadradinhos de cores.

Além de combinar com praticamente todos os estilos de decoração, trata-se de uma peça impermeável, ideal para os ambientes mais úmidos e expostos ao tempo.

Ao procurar pelas pastilhas de vidro, você pode optar por adquirir o material a partir de placas ou unidades, uma vantagem para quem busca otimizar o investimento.

Pastilhas de vidro e a decoração de ambientes

Já entendemos que estamos falando de um material resistente a diferentes climas, mas vamos saber mais sobre a sua importância para a decoração.

Dentro ou fora de casa, na parede ou no chão, as pastilhas tem versatilidade e estimulam a criatividade na criação de projetos.

Resistente inclusive a altas temperaturas, este revestimento funciona perfeitamente em saunas e piscinas térmicas, por exemplo.

Por isso, as peças de vidro saem na frente de outros materiais de revestimento, tanto pela resistência, quanto pela facilidade de harmonização.

Tanto que os projetos mais criativos incluem pastilhas na sala de estar e de jantar, nos quartos, assim como nas fachadas e no hall de entrada.

Antes de aplicar, saiba que este material é altamente brilhoso e, por isso, nem sempre combina com qualquer decoração.

Também precisamos considerar que a facilidade de cores encontradas nessas peças permite a harmonia do ambiente mesmo em diferente tom.

Uma recomendação importante inclui pensar na proporção relativa ao tamanho das pastilhas usadas no seu projeto.

Por exemplo, para ambientes com espaço reduzido opte pelas pastilhas de menor tamanho.

Para ficar mais claro sobre a utilidade das pastilhas na decoração de diferentes ambientes, separamos a seguir os principais cômodos onde podemos usar essas peças.

Cozinha

Este é um dos ambientes mais requisitados de uma residência e cada vez mais projetos de decoração incluem a cozinha na composição do projeto.

Nesse sentido, as pastilhas oferecem a possibilidade de decorar a partir de diferentes tonalidades de cor, das mais suaves até as mais inusitadas.

Além disso, usar este material na cozinha pode ter um objetivo estratégico relacionado à maior facilidade de limpeza.

Porém, evite usar escovas e esponjas de aço que podem danificar as pastilhas.

Banheiro/lavabo

Atualmente este é o ambiente que mais recebe pastilhas de vidro em projetos de qualquer natureza.

A partir deste revestimento, o banheiro ganha nova personalidade, de acordo com cada estilo, desde o contemporâneo até o clássico.

Normalmente elas são aplicadas dentro do box, mas também podem ocupar toda a área de uma parede ou apenas uma faixa.

Além disso, muitos projetos incluem pastilhas de vidro em volta de espelhos e até no piso, lembrando que no chão é necessário cuidados pela sua baixa aderência quando molhado.

A escolha certa para o seu projeto

Afinal, ficou alguma dúvida sobre este assunto que este artigo não tenha abordado?

Certamente, este artigo tem como objetivo trazer mais luz para a sua tomada de decisão e mostrar a versatilidade dessas pecinhas de vidro.

A partir de agora, cabe a você dar o próximo passo na decoração do seu e, para isso, conte com a Banho Box.

Gostou de conhecer mais sobre a pastilha de vidro? Então, para fazer um orçamento para seu projeto, entre em contato com a Banho Box!

https://edsheerantoronto2022.com/

slot777

https://locosxgrilldoral.com/

https://www.foodluckkitchen.com/

https://www.michaelangelospizzabaltimore.com/

https://www.windsorlocksdinerct.com/

https://www.pizzeriaprunedale.com/

https://www.blueagavemexgrill.com/

https://antelopeislandcauseway.com/

slot bet 100

pragmatic play

https://www.taqueriadurangoga.com/

https://www.tacotrucksstl.com/

https://garmafarm.com/

https://www.maddielousbargrill.com/

slot qris

https://dontspeakmusic.com/

https://www.rubiatapas.com/

https://www.tejasgrillandsportsbar.com/

https://www.rensselaerramspopwarner.com/

https://twobrotherspizzaandsubs.com/

slot qris 5rb

https://www.wolftrapoysters.com/

slot server thailand

https://originalpandagarden.com/

https://www.thairestaurantsanantonio.com/